A PARÁBOLA DOS TALENTOS -
A PARÁBOLA DOS TALENTOS

Essa parábola conta a história de um homem que, antes de viajar, entrega seus bens a três servos, de acordo com a capacidade de cada um. Ao retornar, ele avalia o desempenho deles. Dois servos utilizam bem os talentos que lhes foram dados e recebem elogios, enquanto o terceiro, com medo de falhar, esconde seu talento, recebendo reprovação.
Mas o que tem a ver, essa história com o mundo corporativo, você deve estar se questionando, não é?
O homem, conseguiu identificar talentos; os gestores também precisam descobrir atributos em seus colaboradores e investir neles capacitando-os, treinando-os e desenvolvendo-os para que os mesmos possam contribuir ainda mais para com o crescimento da organização.
Na Parábola, vimos que 2 talentos foram proativos e responsáveis, quando, por iniciativa própria, investiram seus talentos de forma adequada angariando excelentes resultados.
Com essa história aprendemos que o fracasso não é um obstáculo para o crescimento e aprendizado. Ali, o terceiro servo, com medo de fracassar, enterrou o seu talento, com isso não alcançou resultados positivos e por isso fui punido. No prisma empresarial, o medo de fracassar, leva o colaborador a construir obstáculos que o prejudicarão em seu desenvolvimento. A liderança direta precisa enxergar essa deficiência em seu liderado, contudo, promover uma mentalidade de aprendizado contínuo, e mostrar que o erro não é um empecilho que lhe trará problemas, mas sim, uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, com o qual se sentirão encorajados a desbravar novas ideias e abordagens, trazendo então, soluções mais adequadas à situação.
Já os outros dois que investiram bem seus talentos e obtiveram ótimos lucros, tiveram suas recompensas e reconhecimentos pelos feitos. Dessa forma, as organizações devem ter em sua cultura organizacional um eficaz sistema de avalição, adequado e transparente, o qual reconheça os esforços e desempenho de seus avaliados. Dessa forma, promoverão um ambiente agradável de competição e participação ativa na resolução de conflitos e também, devem estimular as pessoas a sempre buscarem superar suas metas.
Sendo assim, essa parábola nos traz aprendizados valiosos, onde destaca a importância de sempre identificar e desenvolver os talentos, promover a proatividade e responsabilidade, enfrentar o medo do fracasso e reconhecer e recompensar o bom desempenho, e, aplicando esses preceitos no ambiente organizacional, a empresa pode obter uma cultura mais dinâmica, inovadora e alavancar seu crescimento e sucesso no mercado que está inserida. Contudo, não se pode deixar de lado, o respeito, o incentivo da atuação das pessoas em time, mostrando a eles, que todos são elementos-chaves para que a organização alcance e/ou supere seus objetivos.
(25) A parábola dos talentos e seus ensinamentos para as empresas | LinkedIn
Sucesso nos Negócios!
Limeira's Assessoria Contábil
Telefones: (11) 2455-8578 (11) 2497-2493
Rua José Bonifácio, 199, Vila Galvão - Guarulhos - SP CEP: 07056-020
limeiras@limeirascontabilidade.com.br
http://www.limeirascontabilidade.com.br/
